Search


Brincadeiras para gincana infantil – Provas divertidas

Veja algumas dicas de brincadeiras para gincana para divertir os participantes com provas inusitadas, que geram muitas gargalhadas

Existem várias brincadeiras para gincana infantil que podem lhe ajudar a entreter a criançada.



É preciso ter muita disposição para reunir várias crianças em um mesmo lugar! Os pequenos exigem muita atenção e cuidado, mas tudo isso sempre é recompensado por sorrisos e pela felicidade de cada um, que acaba retornando para nós. Entretanto, ao reunir um certo número de crianças é preciso entretê-los com atividades ou alguns itens que prendam sua atenção.

As gincanas divertidas são uma ótima forma de fazer esse tempo passar, além é claro, de fornecerem muito aprendizado aos envolvidos. A competição quando feita de modo saudável serve para evidenciar valores como a honestidade, coleguismo, ajuda ao próximo e com certeza o trabalho em equipe, no final o que menos deve importar são vencedores, e o mais relevante será todo o tempo que passaram se divertindo!

Brincadeiras para gincana infantil

Veja algumas sugestões de gincanas legais e divida as crianças em equipes para começar a brincadeira:

Brincadeiras para gincana evangélicas

Muitos pensam que a igreja é um lugar engessado e sem atividades interessantes para crianças, mas não precisa ser exatamente assim! Gincanas divertidas ou gincanas bíblicas são formas muito satisfatórias de entreter o público infantil e ainda transmitir valores importantes durante a brincadeira.

Uma das brincadeiras para gincana infantil na igreja mais simples de se fazer, envolve pelo menos quatro jogadores, duas bíblias, duas vendas e duas cadeiras. Com os participantes divididos em duplas, um dos membros sentará na cadeira vendado e com a bíblia no colo, enquanto o outro será responsável por orientá-lo até que encontre a passagem bíblica dita por quem está comandando o jogo, é legal fazer isso com passagens bem conhecidas para que as crianças desenvolvam a habilidade encontrar os textos na bíblia.

Brincadeiras para gincana infantil

As brincadeiras são simples e muito divertidas (Foto: Pensador)

Leia também: Temas de festa infantil de 1 ano: masculino e feminino

Grito de guerra para gincana

O grito de guerra faz parte de qualquer gincana, e é uma das tarefas mais divertidas dentro dos grupos. Para compor um grito de guerra legal existem dois caminhos a serem seguidos, o primeiro pode ser utilizar uma melodia já existente e criar assim uma paródia para aquela música defendendo a sua equipe ou então criar uma canção totalmente nova. O mediador da gincana pode então oferecer às crianças a canção que deve ser parodiada e assim facilitar o trabalho.

Gincana escolar

As gincanas escolares costumam ser um pouco mais acirradas, por isso é muito importante prestar atenção ao comportamento das crianças durante as provas. Uma brincadeira muito simples de se fazer nessa ocasião é a da soletração de palavras, onde o mediador pronuncia a palavra e os alunos somam pontos de acordo com as palavras soletradas corretamente. Dependendo da idade das crianças envolvidas as brincadeiras podem ser facilitadas ou dificultadas!

Grito de guerra

(Foto: Divulgação)

Para crianças menores, que precisam desenvolver a coordenação e exercitar os pulmões, a corrida de algodão é uma ótima prova. Basta ter em mãos um canudo e uma bola de algodão para cada criança, que deve usar a força do sopro para levar sua bola até a chegada.

A prova do aperto também é bem fácil de fazer. Só é preciso desenhar no chão um quadrado para cada equipe, de modo que os participantes fiquem bem juntinhos lá dentro, a equipe que pisar primeiro na linha após o início da contagem de 30 segundos perde, e, se você quiser dificultar, ainda pode ir reduzindo o tamanho do quadrado!

Leia ainda: Decoração de Quarto com Papel de Parede Infantil


Viu quantas gincanas recreativas você pode fazer?! Agora, escolha uma bem divertida e anime a criançada!




Brincadeiras para gincana infantil – Provas divertidas
Avalie esta matéria!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*