Search


Aprendendo a ler e escrever: atividades para imprimir

Confira dicas e atividades para ensinar a ler e escrever juntando sílabas, colocando letras do alfabeto e formando frases de forma divertida

Quando pensamos em exercícios para crianças que estão aprendendo a ler, sempre tentamos idealizar algumas formas de fazer tudo ficar muito mais prazeroso e divertido. Sim, nossas crianças estão dando um grande passo em suas vidas e, claro, se pudermos ajudar… é isso que faremos, não é mesmo?

Assim, para lhe ajudar a ensinar os pequeninos que estão aprendendo a ler, reunimos aqui algumas dicas de atividades muitos divertidas.

Como você vai ver, as atividades irão garantir muitos risos enquanto as crianças vão aprendendo o “beabá”. Então, não deixe de acompanhar até o fim, ok?

Aprendendo a ler e escrever brincando

Para as crianças que estão apenas aprendendo a ler, uma abordagem muito dura pode não ser o mais indicado, especialmente se a criança tiver dificuldades. Nesse caso, cada atividade deve ser planejada com cuidado para que a criança já comece a gostar da leitura e da escrita desde cedo.

Com os olhos voltados para esse objetivo, temos que procurar por formas de ensinar a leitura e a escrita de um jeito divertido.

Por sorte, temos algumas brincadeiras que podem trazer resultados muito bons. E o mais legal é que a tecnologia pode ser uma grande aliada das atividades, nos apresentando jogos interativos e outras opções interessantes.

aprendendo a ler

(Foto: inmomarketers)

Desse modo, dentre todas as opções, encontraremos o tradicional jogo da forca, versões do programa “soletrando”, jogos de tabuleiro aprovados pelo MEC e muitos games eletrônicos, como o “Ler e Contar” ou o “Silabando”, que estão disponíveis na Play Store.

Perceba que apenas com essas opções já é possível garantir muitos momentos de aprendizado e risadas. Logo, você deverá apenas reunir a criançada, explicar o funcionamento dos jogos e deixá-las aproveitar ao máximo cada momento.

Dicas de como aprender a ler e escrever corretamente

Como já destacamos, ensinar uma criança que está aprendendo a ler é uma tarefa muito delicada. Por um lado, uma abordagem mais “dura” pode fazer a criança não gostar da leitura e da escrita. Por outro lado, uma abordagem muito “frouxa” pode ensinar a criança a ler de uma forma não muito eficiente.



Sendo assim, o importante é saber que a leitura e a escrita devem caminhar sempre juntas. Isto é, enquanto escreve, a criança deve ler (e vice versa). Por isso, inicialmente, é necessário apresentar o alfabeto à crianças e mostrar os sons de cada letra e a forma como elas são escritas.

Outro ponto importante é apresentar as regrinhas básicas da leitura e da escrita. Aqui no Ocidente, por exemplo, a leitura e a escrita acontecem da esquerda para a direita, temos as vogais, as consoantes.

Enfim, todos esses elementos devem ser devidamente apresentados às crianças a fim de garantir que elas possam realmente aprender a ler.

Por fim, à medida que a criança vai aprendendo a ler, novos exercícios e desafios podem ser introduzidos. Obviamente, o ideal é garantir que a criança possa ir superando seus próprios limites de uma forma tranquila e divertida.

Atividades para imprimir

Para completar este guia com dicas para quem está aprendendo a ler, gostaria de relembrar que existe uma infinidade de atividades para imprimir que funcionarão como belos materiais de apoio.

aprendendo a ler o alfabeto

(Foto: Soescola)

aprendendo a ler as vogais

(Foto: Na Internet)

Qualquer busca simples na internet já irá lhe apresentar exercícios de leitura e de escrita, além de dicas para novas brincadeiras e atividades.

aprendendo a ler e escrever

aprendendo a ler juntando silabas

(Foto: soescola)

Portanto, para uma criança que está aprendendo a ler, esse pode ser um momento muito importante. Por esse motivo, nós, como responsáveis pelo futuro das nossas crianças, temos a missão de fazer com que o aprendizado seja tão prazeroso quanto eficiente.

E para finalizar, espero que você consiga fazer uso das dicas que eu apresentei aqui de uma forma muito interessante. Sem dúvidas, em um futuro próximo, as suas crianças estarão, para o seu orgulho, lendo e escrevendo de uma forma perfeita!

Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.