Search


Brincadeiras antigas para crianças e suas regras: 30 melhores

Que tal resgatar algumas brincadeiras antigas para trabalhar o desenvolvimento das crianças de forma divertida?



A tecnologia deu um salto gigantesco nos últimos anos e as crianças da atualidade vivem brincando em aplicativos de celulares e tablets. Mas as brincadeiras antigas também podem entreter a criançada e serem tão ou mais divertidas que os jogos de gadgets.



Se você tem mais de trinta anos de idade, deve se recordar que nem sempre as brincadeiras foram tão tecnológicas. Não muito tempo atrás ninguém tinha recursos para comprar um celular. E se tivesse, ele não seria tão moderno e cheio de utilidades quanto os de hoje são.

Ao ensinarmos brincadeiras antigas para as crianças, resgatamos um pedaço da história e não deixamos nossa cultura morrer. Além disso, elas podem ser mais saudáveis e ensinar mais coisas que as brincadeiras atuais.

Brincadeiras antigas de rua e suas regras

Seja numa festa, no intervalo da escola, em uma gincana infantil ou até mesmo em casa quando a internet acabar, vale a pena ensinar essas brincadeiras antigas muito populares nas últimas décadas para que as crianças possam se divertir. Conheça algumas:

Pique-esconde: o pique-esconde é uma das brincadeiras antigas mais populares e consiste em eleger uma pessoa que ficará responsável por encontrar os demais participantes após contar até dez, por exemplo.

brincadeiras antigas

Ela deve encontrá-los e correr para o pique (ou seja, o lugar onde ela contou) e gritar o nome do amiguinho encontrado. Os que se esconderem devem chegar ao pique antes que o que contou para que vençam o jogo.

Cabo de Guerra: para essa brincadeira, as crianças irão precisar de uma corda para utilizar como “cabo de guerra”. Elas então devem se separar em dois grupos com a mesma quantidade de pessoas e lutar pelo cabo de guerra. A equipe que soltar o cabo primeiro, perde.

brincadeiras antigas de rua

(Foto: Revista Crescer)

Pega-pega: essa é uma das brincadeiras antigas mais presentes até hoje na vida das crianças, apesar dos avanços tecnológicos. Consiste em eleger um “pegador” que tem como missão correr atrás de outras crianças (que também tentarão fugir dele) e encostar nela. A criança “pega” passa a ser o “pegador”.

brincadeiras antigas e suas regras

(Foto: Conexão Saúde)

Opções de brincadeiras de roda que fizeram sucesso

Além das brincadeiras infantis educativas, se o espaço não for muito grande, há diversas opções de brincadeiras antigas em roda para as crianças se divertirem. Veja:

Batata-Quente: as crianças devem escolher alguém que ficará de costas para a roda cantando “Batata quente, quente, quente, quente…”.


Na roda, as crianças devem passar uma para outra algo que represente a batata (uma bola ou uma meia, por exemplo). Quando o que está de costas dizer “Queimou!”, a pessoa que estiver segurando a representação da batata deverá ser a próxima a cantar.

Telefone sem fio: as crianças devem se organizar em roda e deve-se eleger uma pessoa para começar a brincadeira. Ela deve dizer uma frase no ouvido do colega que está sentado ao lado e ele deve passar a informação para o próximo e assim por diante, até que chegue no último colega.

brincadeiras antigas de roda

(Foto: Educando para a vida)

Essa é uma boa brincadeira para ensinar para as crianças que algo passado de boca a boca pode se tornar algo de significado totalmente diferente, como as fofocas.

Outras brincadeiras de roda são:

  • Ciranda, cirandinha;
  • Escravos de Jó;
  • Com quem está o anel?;
  • Carneirinho, carneirão;
  • Uni-duni

Nomes de brincadeiras antigas com papel

É muito difícil que as crianças modernas utilizem algo tão banal quanto o papel para brincar, já que tudo agora é feito em telas de computadores e celulares.

brincadeiras antigas para educação infantil

(Foto: Mãe Para Sempre)

Mas existem muitas brincadeiras antigas feitas com algo não tecnológico como apenas um papel e uma caneta que podem ser de grande divertimento para as crianças. Veja os nomes delas a seguir:

  • Jogo da Velha;
  • Polícia, ladrão e detetive;
  • Forca;
  • Stop (ou adedonha);
  • Jogo do Galo;
  • Adivinhe o que é.

Algumas dessas brincadeiras, como a forca e o stop, devem ser jogador por crianças mais velhas que já tenham iniciado o processo de alfabetização. Isso porque para jogá-las é preciso saber escrever.

Brincadeiras de antigamente em grupo

Tudo que é feito em grupo é mais divertido. Claro que existem aquelas brincadeiras que são possíveis de brincar com apenas duas pessoas, como o jogo da velha, forca e stop.

Mas quando acontece uma festa, por exemplo, ou em uma sala de alunos, é comum que tenham muito mais pessoas para brincar. Confira algumas brincadeiras antigas em grupo para animar a garotada:

Queimada: o grupo deve se dividir em dois. É preciso uma bola para jogar esse jogo. Um grupo deve atirar a bola no outro e tentar “queimar” um dos integrantes. Só não está queimado se a parte do corpo for a mão. O grupo que “queimar” todos os integrantes do grupo adversário, ganha.

brincadeiras antigas e como se brinca

(Foto: DeFato Online)

Rouba-bandeira: um objeto deve ser escolhido para ser a bandeira de cada time. O ambiente deve ser dividido ao meio e a bandeira colocada no fundo de cada metade.

brincadeiras antigas ao ar livre

(Foto: O Brincar na Educação Física)

Cada time deve proteger sua bandeira e pegar a bandeira do time adversário, mas se ele invadir a metade adversária, estará sujeito a ser “pego”. Caso alguém encoste nele, ele deve ficar parado até que alguém do mesmo time toque nele, libertando-o.

Dança das cadeiras: para essa brincadeira, deve-se utilizar sempre uma cadeira a menos que o número de pessoas brincando. Uma música deve ser ligada e alguém deve ficar de costas para pausá-la.

quais as brincadeiras antigas

(Foto: Dicas de Mulher)

As crianças devem dançar em torno das cadeiras. Assim que a música parar, elas devem se sentar. A que ficar de pé, perde e sai. Retire uma cadeira ao final de cada rodada.

Outras brincadeiras antigas em grupo são:

  • Está quente, está frio;
  • Amarelinha;
  • João Bobo;
  • Vivo ou Morto;
  • Corrida ao contrário;
  • Cobrinha;
  • Estátua;
  • Cinco Marias;
  • Pega-pega americano;
  • Polícia e Ladrão;
  • Passa anel.
Brincadeiras antigas para crianças e suas regras: 30 melhores
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*