Search


Brincadeiras para Festa do Pijama: 20 ideias divertidas

Veja quais são as brincadeiras para festa do pijama preferidas pelas crianças e como montar a lista de atividades

Uma das melhores coisas da vida é se reunir com os amigos, e é bastante comum que garotas e os garotos façam esses encontros para se divertir e dormir na casa de uma pessoa do grupo. Esse tipo de festa, chamada de festa do pijama, já é ótimo por si só, e pode ficar ainda melhor com algumas brincadeiras para festa do pijama.

O encontro é muito importante no fortalecimento dos laços afetivos, e para isso a festa do pijama deve ser incrível. Com as nossas dicas, todas as crianças irão se encantar.

O que é uma festa do pijama?

Também chamada de noite do pijama, a festa do pijama é uma confraternização íntima onde dois ou mais amigos são convidados a passar a noite na casa do anfitrião. Geralmente todos dormem em colchonetes no chão, mas em casos mais sofisticados, podem montar uma barraca de acampamento na casa.

Esse tipo de encontro é muito popular nos Estados Unidos, lá praticamente todas as crianças e adolescentes já participaram de uma. Para que a noite seja ainda mais interessante, é comum que ocorram brincadeiras na festa do pijama.

Caso sua filha ou filho esteja com a intenção de participar de uma festa do pijama, veja a seguir algumas sugestões de brincadeiras muito boas para que a diversão seja garantida.

Dicas de brincadeiras para festa do pijama infantil

Quem está organizando uma festa como essa precisa pensar em diversos detalhes como: convite, o que servir, decoração, lembrancinhas e principalmente as atividades que irão animar as crianças.

As brincadeiras precisam seguir o estilo dos participantes para não deixar ninguém de fora da festa. Outro ponto importante é que para fazer a lista completa é preciso seguir uma ordem, vamos lhe dar um exemplo: brincadeiras mais agitadas como pega-pega, caça ao tesouro e pula corda geralmente são feitas no início da festa para gastar as energias dos convidados; e leitura, cinema e brincadeiras mais tranquilas são deixadas para o final, uma vez que as crianças já estão começando a ter sono.

brincadeiras divertidas

(Foto: Kaskus)

Agora que você já recebeu algumas dicas, confira as sugestões de brincadeiras para festa do pijama mais divertidas:

1 – Decore



Para que as crianças se sintam à vontade, peça para chegarem um pouco mais cedo para ajudar a decorar o quarto. A primeira coisa é escolher um tema que todos os presentes concordem, seja princesas, filmes, animais, super heróis, etc.

Junte lápis e giz, dê para as crianças junto com as folhas e peça para que desenhem coisas relacionadas com o tema. Depois pregue as obras de arte pelo quarto, ou mesmo pendure em um pedaço de barbante amarrado sobre o lugar.

2 – Twister

Essa brincadeira é muito divertida, você provavelmente já ouviu falar sobre ela. O Twister é um tabuleiro com cores, e a partir de um sorteio, você precisa colocar as mãos ou os pés nas cores sorteadas.

Para fazê-la, você pode comprar o jogo pronto, ou improvisar. Se for improvisar, pegue um lençol branco, papel colorido e cola de tecido. Recorte 4 círculos de 4 cores diferentes e cole-as em faixas paralelas.

Faça algum tipo de roleta, ou algo que dê para fazer sorteio, de acordo com o resultado, as crianças vão brincando. Por exemplo, se o sorteio cair “mão esquerda sobre o verde”, a pessoa deve fazer o ordenado, quem tirar a mão ou o pé da cor, perde.

3 – Pequeno SPA

Essa é uma das brincadeiras para festa do pijama mais queridas pelas meninas. Ela consiste em dar alguns produtos de beleza para que elas desfrutem, você pode ajudar ou deixar que façam sozinhas, pergunte como elas gostariam mais.

Os produtos utilizados devem ser infantis, evite dar produtos mais complexos. Cremes, esmaltes, escovas e acessórios são boas opções, e para que se sintam em um verdadeiro SPA, você pode cortar rodelas de pepinos para que usem nos olhos.

4 – Pega varetas

Com certeza você conhece a brincadeira pega varetas, ela era muito comum algumas décadas atrás. Compre um, ou então improvise com palitos de churrasco coloridos (sem pontas).

Provavelmente a maioria das crianças não devem conhecer, e essa brincadeira antiga é muito divertida, elas com certeza vão gostar. Para quem não sabe, o pega varetas é uma brincadeira onde você precisa retirar as varetas sem mexer nas outras, e cada cor vale uma quantidade de pontos.

5 – Adedonha

Adedonha é uma brincadeira clássica, e nem por isso deixa de ser divertida. Para quem não conhece, se sorteia uma letra e depois os participantes devem completar as categorias com palavras iniciadas na letra em questão.

As categorias devem ser definidas antes, por exemplo, nome de um filme, de uma atriz, de um desenho, de uma música, de uma cor, e por aí vai. O primeiro que conseguir completar ganha.

6 – Caça ao tesouro

Essa brincadeira é muito boa pois permite que as crianças se exercitem. Ela é bastante fácil de fazer, você primeiro escolherá um objeto e mostrar para as crianças, depois, você o esconderá, e elas precisarão encontrar.

Se o número de crianças for pequeno, é possível fazer com que cada uma procure de forma individual, se for grande, divida em grupos. Uma boa ideia é delimitar o local onde o objeto deve ser procurado, isso evita que elas mexam em coisas perigosas.

7 – Mímica

A mímica é uma excelente opção de brincadeira, ela estimula a criatividade das crianças. Para fazer, é preciso escrever dez coisas em pedaços de papel (animais, pessoas, super-heróis…)

Depois, faça sorteios, a criança que sortear deve fazer sinais que remetam à coisa em questão, a única regra é que quem está interpretando não pode falar. Toda vez que alguém acertar, ganha um ponto.

8 – Cinema

A maneira perfeita de encerrar uma noite do pijama é com um filme. Escolha um filme de animação que as crianças gostem, de preferência um que ainda não tenham assistido, pois assim ficam entretidas.

varias brincadeiras para festa do pijama infantil

(Foto: homesecurity)

Antes disso, organize o local para que as crianças durmam, e vejam ao filme já deitadas. Se quando o filme acabar, ainda houver gente acordada, coloque outro filme.

9 – Mini chefs

Faça brincadeiras onde as crianças podem fazer, ou pelo menos ajudar no preparo de comida, use pratos e talheres de brinquedo para comer.

10 – Meu Gato

A tradicional brincadeira é ótima para a noite do pijama, uma criança é vendada, enquanto outra fica fazendo “miau” até que seja encontrada.

11 – Adivinhe o sabor

As crianças provam alimentos com os olhos vendados e tentam acertar que tipo de comida é.

12 – Brincadeira com balão

Encha balões e deixe as crianças brincarem como quiserem, uma opção é o vôlei de balão.

13 – Momento artesanato

Faça com que as crianças brinquem de colorir, desenhar, decorar ou até mesmo fazer brinquedos.

brincadeiras para festa do pijama

(Foto: Blog Spirit)

Mais ideias divertidas para festa do pijama

Gostou das sugestões que mostramos? Ainda não acabou, temos mais ideias para fazer a alegria das crianças. Veja:

14 – Jogos de tabuleiro, ou de cartas.

15 – Jogar videogames.

16 – Dança das cadeiras.

17 – Bingo.

18 – Contar histórias.

19 – Bolinha no copo.

20 – Competição de dança.

Agora que você já conhece as melhores ideias, escolha quais brincadeiras para festa do pijama as crianças irão gostar e prepare a lista!

Brincadeiras para Festa do Pijama: 20 ideias divertidas
1 (20%) 1 vote[s]






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.