Aprender a andar de bicicleta e dar as primeiras pedaladas é um marco muito importante na infância do seu filho.
Mas, além de ter uma bicicleta de qualidade para que seu filho possa aprender com tranquilidade, também é preciso saber como passar esse conhecimento adiante, que nem sempre é uma tarefa fácil.
Sendo assim, para ajudar você nessa jornada, separamos no texto a seguir 5 dicas que ajudarão você no processo de ensinar seu filho a andar de bicicleta.
1. Opte por uma bicicleta de treino
Ao ensinar seu filho a andar de bicicleta, é comum que se compre uma bicicleta convencional para que ele já se acostume com esse modelo.
No entanto, andar de bicicleta exige coordenação motora, e, principalmente, muito equilíbrio para conseguir pedalar, fazer curvas, passar por obstáculos e tudo mais que envolve a prática.
Sendo assim, o primeiro passo para que seu filho consiga andar de bicicleta é ter equilíbrio. E a melhor forma de desenvolver isso é utilizando uma bicicleta de treino.
Esses modelos de bicicleta são diferenciados por não possuírem pedais. Assim, para andar com elas, seu filho ou filha deve empurrar a bicicleta com os pés.
Ao fazer isso, ele vai aprender a como se equilibrar melhor na bicicleta. Dessa forma, quando ele for pedalar de verdade, não sentirá tanta dificuldade para fazer a atividade.
2. Ensine em ambientes com solo adequado
Um ponto muito importante sobre aprender a andar de bicicleta é o local em que seu filho dará as primeiras pedaladas. Ao escolher um ponto, é importante se atentar ao solo do ambiente.
Locais com chão de pedras, muitos buracos e outros obstáculos devem ser evitados. Esses ambientes são mais difíceis de pedalar, principalmente porque nas primeiras vezes seu filho terá que aprender a se equilibrar enquanto pedala.
Sendo assim, sempre prefira locais com solo liso, sem muitos obstáculos e que sejam fáceis de percorrer. Esse ambiente pode ser uma rua com pouco movimento, uma ciclovia da sua cidade e até um parque que permita andar de bicicleta.
3. Use rodinhas de apoio
Além da bicicleta de treino que não possui pedais, você também pode optar por adquirir uma bicicleta convencional e instalar rodinhas de apoio no pneu traseiro.
Essa simples ação ajuda a deixar seu filho mais confiante no momento de andar de bicicleta, porque ele saberá que não vai cair, já que as rodinhas de apoio estão ajudando ele.
Mas, como todos sabemos, um dia vai ser necessário remover as rodinhas de apoio para que seu filho saiba andar com uma bicicleta normal. Para isso, a dica é que você aumente o ângulo entre a rodinha e o chão com o tempo.
Assim, seu filho conseguirá se acostumar aos poucos a não tê-la, o que facilitará e muito na hora de remover por completo as rodinhas!
4. Escolha o tamanho ideal
Ainda sobre o modelo da bicicleta, também é importante que você saiba escolher o modelo ideal para seu filho começar a pedalar.
Aqui não será muito útil comprar uma bicicleta maior para que seu filho possa a utilizar por mais tempo. É importante considerar que o tamanho da bicicleta deve permitir que seu filho consiga apoiar os pés no chão.
Sendo assim, pode ser interessante que você comece com uma bicicleta de treino, depois parta para um modelo de rodinhas e só então adquira uma bicicleta de tamanho normal para ele se divertir.
5. Tenha paciência com o processo de aprendizado da criança
Como falamos no início do conteúdo, ensinar uma criança a andar de bicicleta nem sempre é uma tarefa fácil.
Mas, para facilitar a aprendizagem, é fundamental que você tenha bastante paciência no processo.
Algumas crianças conseguem pegar o ritmo mais rápido. Outras precisam de tempo e muito apoio da família para se sentirem confiantes.
Sendo assim, no momento de ensinar, tente manter a calma e respeite o processo de aprendizado do seu filho naquele momento.