Como Tratar Insônia Infantil

Alguns problemas da vida moderna que atingem os adultos também podem atingir os pequenos, e neste quesito entra em cena a insônia infantil, que é mais comum do que muitos acreditam. Porém o que os médicos têm diagnosticado é que em menor número os problemas com sono têm fundo fisiológico, pois a maioria dos casos o ponto principal está na forma como os pais lidam com o sono infantil.

A insônia infantil não prejudica somente as crianças, mas também a rotina dos pais (Foto: Divulgação)
A insônia infantil não prejudica somente as crianças, mas também a rotina dos pais (Foto: Divulgação)

Dicas para Tratar Insônia infantil

Alguns estudos sérios, de instituições conceituadas, mostram que a insônia infantil atinge 35% das crianças com menos de 5 anos de idade e, se não é tratada corretamente, pode tornar-se um problema para o resto da vida. A partir do terceiro mês, o bebê começa a dormir mais à noite e menos durante o dia. Uma criança entre um e dois anos dorme normalmente em torno de treze horas por dia; aos quatro e cinco anos de idade, o período de sono é de onze horas. Por isso as quantidades menores de horas dormidas devem ser encaradas como sinal de problemas.

Leia também sobre Fotos de óculos modelo infantil 2014.

Antes de partir para soluções caseiras ou seguir dicas de amigos, você deve levar seu filho a um médico, pois somente ele poderá avaliar o que é realmente um problema fisiológico e o que são hábitos errados adotados pelas crianças.

Após você levar seu filho ao médico e este avaliar que a criança não possui nenhum mal físico, você deve partir para correções da rotina da criança, e principalmente a correção da rotina na hora de dormir. Começando com os pais estipulando um horário para que as crianças durmam, e seguir rigorosamente este horário, pois a falta de rotina no horário pode desencadear a insônia infantil.

Leia também sobre Playground Infantil no Quarto.

Com o horário estipulado e, seguido corretamente, para dormir; os pais devem ensinar os filhos a dormirem sozinhos. Muitos pais acostumam as crianças a dormirem após eles pegarem-nas no colo, cantar músicas ou contar uma história, mas não estão sempre presentes na hora de dormir, e como as crianças estão condicionadas a dormirem somente após ocorrer a atividade (seja cantar, ler ou pegar no colo, por exemplo) a insônia com certeza virá.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Cuidar da alimentação também é importante. Os pais não devem deixar os filhos consumirem cafeína no período da tardezinha ou à noite, pois esta substância atrapalha o sono. E não é somente o café que possui cafeína, alguns chás e alguns refrigerantes também contêm cafeína.

Outra forma eficiente de acabar com a insônia é deixar o quarto do filho o mais relaxante possível, sem aparelhos eletrônicos ligados na hora de dormir; tendo uma cama e travesseiro bem confortáveis; sendo um quarto silencioso; e principalmente se preocupar com a iluminação do quarto, pois se o seu filho tem medo do escuro, de monstros ou tem pesadelo, ele não conseguirá dormir em um quarto totalmente escuro, precisará de alguma iluminação, mas esta iluminação tem que ser suave, pois muita luz também atrapalha o sono.

Leia também sobre Fantasias infantis de super heróis.

Deixe um comentário