Search


Rotina na Educação Infantil: Sugestão, Cartazes, Como Organizar

Se iniciarmos esse processo de rotina na educação infantil, é provável que, ao crescer, o adulto seja mais organizado e não tenha tanta dificuldade em planejar seu tempo.



A rotina na educação infantil é um ponto muito importante para a formação da criança. Os primeiros anos na escola são o início de um longo caminho que ela percorrerá durante a vida inteira.



Sendo assim, a Educação Infantil tem um papel primordial para impulsionar a criança nessa jornada e é imprescindível a criação de uma rotina bem estruturada para que os alunos se sintam empenhados e motivados, além de criarem responsabilidades e obrigações.

É por isso que tanto se discute qual deve ser o comportamento do professor na sala de aula e qual deve ser a programação do dia a dia nesse espaço em que as crianças passarão grande parte de sua infância e construirá seus hábitos e personalidade.

A importância da rotina da educação infantil

A criação de uma rotina é um ato de organização. Vemos muitas pessoas que ao chegarem na fase adulta são incapazes de manter uma rotina regrada e acabam se desorganizando e não conseguindo cumprir todas as tarefas planejadas.

Fazer com que as crianças sigam uma rotina lhes darão uma sensação de conforto e estabilidade, afinal, elas sempre saberão o que as está aguardando.

importância da rotina da educação infantil

Além disso, a criança cria uma responsabilidade e consegue se organizar melhor. Isso vai influenciar não só a rotina escolar, mas também a rotina dentro de casa. Afinal, os pais não precisarão pedir para a criança escovar os dentes mais que uma vez: já fará parte de sua rotina e ela já estará acostumada a isso.

Ao ingressar na escola, o dia da criança muda drasticamente. Ela estava acostumada a ficar em casa, em um ambiente que lhe trazia segurança, rodeada de rostos conhecidos. Agora, é colocada em um lugar com pessoas novas e hábitos diferentes.

A rotina na educação infantil pode ajudar a criança a entender a passagem do tempo no dia. Ao ficarmos adultos, nossa percepção de tempo muda e as horas passam muito mais rápido. Para a criança não é assim: o tempo passa mais devagar. Com a rotina, elas terão noção do tempo em que chegam na escola até o momento que irão embora.

É por isso que um bom planejamento dos hábitos alimentares, de higiene e de lazer são importantes para o desenvolvimento da criança na escola e a ajudarão em diversos aspectos.

Como organizar a rotina

Um dos erros no planejamento da rotina na educação infantil é achar que ela deve ser um desfile de atividades para manter as crianças entretidas, fazendo apenas o que gostam. Uma boa rotina deve também ensinar deveres e obrigações.

Uma rotina correta pode ser difícil de implantar, já que há diversos tipos de perfis com uma bagagem diferente entre as crianças.

Mas é preciso que todas elas aprendam responsabilidades como escovar os dentes, tomar banho, organizar seus brinquedos e fazer atividades escolares.

Para isso, é preciso fornecer as condições necessárias para que as crianças criem autonomia e passem a fazer essas atividades sozinhas depois de algumas semanas.

Isso pode ser feito através de cartazes na sala de aula, que mostrem a todas elas quais são as atividades recreativas e deveres do dia.

rotina na educação infantil

Ao organizar a rotina escolar, deve-se levar em conta quatro pontos importantes:

  • Hábitos de higiene e necessidades físicas, como ir ao banheiro e dormir.
  • Alimentação.
  • Momento de aprendizagem através de atividades.
  • Lazer.

Essas são as quatro coisas que devem ser organizadas no horário em que a criança ficará na escola, reservando um tempo extra para o caso de acontecer algum imprevisto, afinal, não é comum que as crianças sigam mecanicamente um plano de aula pré-estabelecido.

É possível que a rotina vá sofrendo adaptações ao longo dos dias. Existem crianças com tempos diferentes e pode ser necessário mudar algumas coisas de acordo com a turma.

Essas alterações podem ser sugeridas pelos pedagogos que irão observar o comportamento da sala e decidir como mudar a rotina na educação infantil sem grandes consequências.

Ao iniciarmos a rotina com uma turma, não é proveitoso apenas mandá-la comer, por exemplo. É importante que se ensine como se alimentar direito, utilizar o guardanapo e a melhor forma de usar os talheres. Também é importante educá-la sobre seu comportamento em mesa.

Isso vale também para outras atividades, como escovar os dentes, lavar bem as mãos após ir ao banheiro e dividir seu brinquedo com o colega, nos momentos de lazer.

Esses ensinamentos serão de suma importância no desenvolvimento da criança. Não podemos apenas levar como regra que ela já terá aprendido tudo isso dentro de casa.

Ao realizarmos o planejamento, é importante que incluamos algumas atividades extraclasse, projetos e eventos que serão realizados com o decorrer do tempo. Eles devem trazer algum benefício para a educação, ao invés de serem apenas para matar o tempo.

Sugestão de rotina para o primeiro dia de aula

O início do ano letivo é, com certeza, um dos dias mais difíceis da vida escolar da criança. Isso porque ela pode estar sofrendo pela mudança de ares e por se separar de seus pais.

Esse momento mais delicado exige atenção especial. É muito provável que aconteça alguns choros e reclamações e algumas crianças podem até mesmo resistir às atividades propostas.

Para o primeiro dia de aula, é essencial que o ambiente esteja bem arrumado e muito tranquilo. Uma decoração de boas-vindas pode acalmar os ânimos daqueles menos receptivos.

como organizar a rotina na educação infantil

(Foto: Alfabetização e Cia.)

Uma interação com os pais da criança também irá ajudar o corpo docente a entender melhor qual é a situação dela, já que muitos pais costumam demonstrar preocupação com os filhos que estão mais desconfortáveis com o primeiro dia de aula.

O dia pode começar com uma dinâmica de apresentações. Cada criança deve se apresentar e conhecer os outros coleguinhas.

É aí que elas podem encontrar pontos em comum com os outros: um desenho favorito ou doce preferido que tenham em comum. Isso pode ajudar a estreitar os laços e iniciarem o processo de socialização.

O professor deve demonstrar interesse e acolher cada aluno individualmente. É preciso que eles vejam uma figura adulta e confiem nela, para que consigam se tranquilizar na escola.

Depois disso, pode se apresentar a rotina para as crianças: quando comerão, escovarão os dentes e qual o momento de descanso, para que ela se prepare para o dia que está por vir.

Nesse dia, cada atividade da rotina deve ser explicada. Pode ser dito a importância e como fazer, por exemplo, para que ela entenda o motivo de estar fazendo aquilo.

Cartazes de rotina na educação infantil para imprimir

Uma das maneiras de ajudar a criança na organização da rotina é através de cartazes que podem ser colocados nas salas de aula de cada turma.

Confira alguns cartazes que você pode imprimir para facilitar a rotina da Educação Infantil:

o que uma boa rotina na educação infantil precisa conter

(Foto: atividades para professores)

a rotina observada na educação infantil

(Foto: atividades para professores)

porque a rotina na educação infantil é importante

(Foto: atividades para professores)

cartaz de rotina na educação infantil

(Foto: atividades para professores)

exemplos de rotina na educação infantil

(Foto: atividades para professores)

desenhos da rotina na educação infantil

(Foto: atividades para professores)

rotina e planejamento na educação infantil

(Foto: atividades para professores)

o que é rotina na educação infantil

(Foto: atividades para professores)

atividades de rotina na educação infantil

(Foto: atividades para professores)

Rotina na Educação Infantil: Sugestão, Cartazes, Como Organizar
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*